Podcast para empresa vale a pena?

O podcast é o veículo de comunicação do momento, que acabou se popularizando rapidamente entre os brasileiros devido ao consumo simplificado de conteúdos relevantes, que geram conexões. Por conta disso, muitos empresários têm investido nisso.

Abandonar nossas noções preconcebidas sobre tecnologia e buscar o que será bom para o nosso negócio ou marca é importante. O objetivo não é exibir ou ter valores de produção melhores do que outra pessoa ou empresa; trata-se de criar um produto que converse diretamente com o público-alvo.

Mas será que sua empresa precisa de um podcast? Essa é uma dúvida frequente que ronda diversos empreendedores que já pensaram em adotá-la e acabaram paralisando o projeto logo no início.

Pensando nisso, vamos desmistificar o podcast dividindo-o em duas áreas: Podcast como fim x Podcast como meio.

Podcast como fim

É basicamente você construir um podcast com o objetivo de ser apenas um podcast, mas sem um objetivo maior.

Um exemplo bem claro do podcast como fim seria basicamente Flow, Podpah e muitos outros já consolidados no mercado, que possuem números expressivos de mais de cinco milhões de inscritos no Youtube.

Ao iniciar o projeto de um podcast colocando-o como objetivo final, é natural cair em uma trilha de comparação com os gigantes e, consequentemente, desanimar do formato antes mesmo de começar. Por isso, o podcast precisa ser visto como meio, utilizando o formato para benefícios que você não espera, mas que podem gerar engajamento em seu negócio.

Podcast como meio

O podcast como meio nada mais é do que utilizar desse projeto para assumir outras vantagens além dos números. É basicamente tirar o “fantasma do dar certo” e o comparativo com outros canais.

É canalizar os demais objetivos por exemplo:

  • Gerar relacionamentos;
  • Criar autoridade para marca;
  • Prospectar clientes;
  • Desenvolver informativos técnicos para clientes;
  • Criar conteúdo para treinar colaboradores;
  • Criar um senso de comunidade;
  • Escrever um livro, entre outros;

Além dessas vantagens que acontecerão naturalmente quando você menos esperar,

existem muitas outras que irá aparecer no meio do caminho.

O objetivo passa a ser o nicho e não mais o “número pelo número”. Cada audiência conquistada, se torna qualificada e não somente como volume.

Por fim isso irá ajudar a ansiedade ir embora e consequentemente na defesa do projeto por completo.

Vantagens de ter um podcast

Para as empresas, o podcast é um verdadeiro aliado, pois oferece muitas possibilidades para o marketing digital e pode ser uma boa forma de impulsionar sua marca no mercado.

Já os empreendedores podem utilizá-lo de diversas maneiras, principalmente como estratégia de marketing, call-to-action, lançamento de produto, apresentação ou até para criar uma personalidade para a empresa.

O podcast não é só uma plataforma de entretenimento, mas também uma forma de promover o seu negócio e construir o valor da marca, através de um conteúdo qualificado e segmentado para seu público.

Esses conteúdos podem ser criados de diversas formas. Afinal, o formato de podcast

oferece muitas possibilidades, que vão desde entrevistas, bate-papos e debates, até a narração de uma história, por exemplo.

Produzir um podcast tem muitas vantagens sobre outras formas de mídia. O fato de você assumir o controle de sua mensagem e adaptá-la para atender ao seu público específico torna o podcast uma poderosa ferramenta de marketing. Além dessas vantagens, produzir um podcast é acessível e traz benefícios que valem o investimento, como o senso de comunidade.

Portanto, se você ainda está em dúvida se esse é um modelo vantajoso para a sua empresa, ouça outros podcasts de negócios, que ampliem suas referências e ajudem a ver o formato como meio.

Podcast Pizza com Marketing

O Podcast sobre marketing e negócios Pizza com Marketing, utiliza dessas vantagens citadas acima para criar sua própria personalidade, abordando temas como marketing, empreendedorismo, vendas, criação de conteúdo, experiência do cliente, marketing digital, entre outros, que estreitam relacionamentos e aproximam seu público com informações de valor.

Formado por uma dupla de hostess, o podcast é conduzido com convidados de forma descontraída e divertida, fazendo com que a audiência aprenda marketing e negócios de uma maneira leve e sem os “blá-blá-blás” mercadológicos.

Com isso, o formato conquistou seu público e levou o programa à primeira posição na categoria “podcast de marketing” da Apple Podcast Brasil, como um dos mais ouvidos nacionalmente.

Com mais de 160 episódios gravados, já passaram pelo Pizza com Marketing grandes nomes como Alfredo Soares, Bella Falconi, Carol Paiffer, Vitor Peçanha, Edu Simon, entre tantos outros.

O programa está disponível nas plataformas Youtube, Spotify e Apple Podcast, nos formatos Vídeocast e Podcast.


Agora que você já conhece as vantagens de ter um podcast para a sua empresa, que tal acessar os episódios do Pizza com Marketing, ampliar ainda mais seu conhecimento sobre esse mercado e começar sua própria jornada?

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